sábado, 15 de dezembro de 2018

Jogo final

Esse foi o ultimo trabalho realizado no IRC.Foi também sem duvidas o que mais deu trabalho,pois tivemos que aplicar todos os conceitos que aprendemos ao longo da matéria e aplicarmos de forma que se encaixasse aos temas propostos.A ideia era fazer um jogo com um tema social de relevância e o que escolhemos foi fazer um quiz de sustentabilidade ambiental.




Calculadora Scratch

A partir daqui ficou um pouco mais complicado.Tivemos que aprender como mexer nos operadores e nas variáveis do sistema para fazer a calculadora.De início foi apresentado dois modelos de calculadora para fazermos.O primeiro modelo era mais simples e diferente de uma calculadora habitual,onde temos que digitar as operações que queremos fazer.No outro modelo se assimilava a calculadora comum que vemos no dia-a-dia com botões dos numerais e das operações para realizarmos os cálculos.A princípio o segundo modelo é muito mais difícil de programar.


Labirinto Scratch

Aprendemos algumas noções de programação com a ajuda do professor e do software Scratch. Percebe-se várias noções lógicas incluindo um pouco da matemática,afinal o programa usa uma linguagem de plano cartesiano para programarmos a movimentação do personagem escolhido.Aprendemos também como funciona as noções de colisão q é quando um personagem toca algum objeto no cenário,a partir daí conseguimos decidir o que essa ação pode gerar como por exemplo encostar e voltar o personagem ou até mesmo faze-lo voltar a um ponto específico do cenário.





domingo, 28 de outubro de 2018

Teodolito

Tivemos uma atividade do teodolito que é vai servir para fazermos um trabalho medindo distâncias e e a angulação a cada pés medido.



Aprendendo mais sobre o Sistema Maia

Nessa aula aprendemos mais sobre os maia em diversos âmbitos,como por exemplo o seu calendário que era contado a partir de uma engrenagem e levava em conta dados lunares e no ciclo de Vênus, com 584 dias.Foi passada também uma atividade de transformação de nossa data de nascimento em numeração Maia.



Sistema de numeração Maia

Aprendemos sobre o sistema de numeração maia vigesimal de três símbolos que implica diversas diversas diferenças do nosso modelo indo-arábico como por exemplo a forma de leitura dos numeros.No nosso modelo é lido da esquerda para direita,já o sistema de numeração maia é de cima para baixo organizado em caixas.



segunda-feira, 27 de agosto de 2018

extensão da universidade

Foi o ultimo dia de universidade e sociedade.Vimos o trabalho de cada um dos grupos que desempenhou um importante papel de divulgar a UFSB afinal é uma universidade nova e que algumas pessoas ainda não conhece.Tivemos também um questionário perguntando oque pensávamos de universidade antes de passar esses meses na UFSB.

Tudo que é bom dura pouco

Enfim.Chegamos ao final do componente de matemática e espaço.O ultimo trabalho foi confeccionar uma lusona,fractal,mariposa e uma pavimentação para a exposição de artes.O mais interessante foi poder ver toda a trajetória que passamos por cada uma dessas artes confeccionadas.

domingo, 26 de agosto de 2018

Fractal

A geometria fractal consiste na repetição de uma pequena figura geométrica até que ela se torne uma figura maior,mantendo sua simetria e sua proporção,vemos a geometria fractal na própria natureza.A aplicabilidade do fractal é imensa porem a mais interessante foi no campo de programação dos computadores da IBM.

Pavimentação

A pavimentação consiste no encaixe de figuras geométricas de uma forma que não sobre espaços.Para que isso aconteça é necessário a formula (n-2).180 onde N é o numero de lados do polígono e o 180 é a soma dos ângulos internos de um triângulo




Sona de Angola

Aprendemos como funcionava a lusona dos povos africanos em que algumas possuía histórias de animais,onde essas histórias sempre tentam passar uma mensagem interessante.Foi perceptível também a relação matemática com a lusona que no caso foi o MDC (menor divisor comum).


Matemática com outros olhos

Aprendi a olhar a matemática de uma forma diferente.Vi que a matemática tem aplicabilidade em outras coisas como traçado do povo Bora.Na etnomatemática vemos de fato a prática dessa linguagem extremamente útil.



Boaventura de Souza Santos

Boaventura trouxe grandes contribuições para o meio acadêmico e uma delas coisa a ecologia dos saberes.Onde prever o resgate de conhecimentos práticos de pessoas fora da universidade.Esses conhecimentos na visão dele somaria bastante na vida cotidiana do aluno,pois aprenderia habilidades que serão úteis fora do meio acadêmico.É um projeto que é implementado pela própria UFSB.

Anísio Teixera

Uma das coisas mais interessantes que descobri nessa aula foi que esse grande educador nasceu na Bahia.Fico impressionado como não dão a devida atenção para isso,me refiro inclusive aos próprios baianos.Anísio foi um grande revolucionário da educação já que implementou uma ideia completamente inovadora que foi a escola integral.Onde o aluno entraria no dia e só sairia no turno da noite.Alem das matérias obrigatórias,o aluno pegaria uma série de outros aprendizados que será útil para o futuro desse aluno.Era um homem que veio de família rica mas que nunca deixou de se preocupar com os mais pobres já que afirma em seu discurso uma educação publica de qualidade para todos.

Paulo Freire

Fomos aprender um pouco sobre Paulo Freire,em específico a pedagogia da autonomia.Fizemos uma reflexão sobre muitas ideias desse grande educador brasileiro e uma delas foi a desconstrução da ideia que o professor é o único detentor de conhecimento.Aprendemos que o aluno também possui a sua bagagem de conhecimento e que tem muito a ensinar ao professor,ocasionando em uma troca de conhecimento entre o professor e o aluno.




Trabalho do juri

O trabalho consistia em simular um tribunal com os alunos,cujo o tema era todos gêneros de universidades existentes até os dias de hoje.Um grupo foi responsável pela acusação e outro era advogado de defesa.Foi uma metodologia muito interessante e dinâmica para conhecer os pontos positivos e negativos da ideia de cada universidade.


Experiência do som

Nesse dia praticamos um pouco de Yoga que é um ótimo exercício de concentração e de percepção do seu próprio eu.É uma pratica extremamente difícil no meu ponto de vista já que perco a atenção com coisas externas.Tivemos também a reflexão sobre os sons,que acabamos percebendo vários sons do nosso dia-a-dia que no nosso cotidiano não damos a devida atenção pois no mundo em que vivemos temos pouco tempo a dedicarmos a nós mesmos.


Água e os pensamentos

Nunca imaginei que era possível extrair tanta coisa desse liquido precioso que temos no nosso planeta.Nessa aula aprendi que alem do consumo dos nutrientes da água,há também muitas histórias para ser contada através dela,umas positivas e outras negativas.



Reflexões sobre a terra

Foi uma aula bem interessante.Tivemos que fazer reflexões sobre a terra que trouxemos na sala de aula já que essas terras assumiram um caráter representativo de lugares que vivemos e que possuímos uma afinidade.O interessante dessa reflexão foi perceber que de uma simples terra foi possível extrair muitas informações do local e do próprio indivíduo.